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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

III- Ganhando espaço.

Eu olhava tudo aquilo e corria pro almoxafifado planejar.
Eu não podia mexer com nada, mas no almoxarifado estava meu reinado.
Tudo impecável. Funcionava com uma ordem que nem eu acreditava.

Impunha respeito, e quanto mais eu controlava, mais eu descobria a vida de todos que trabalhavam comigo.
Meu primo fez o primeiro sistema da empresa, em DOS.
Não poderia deixar de citar o meu primo e encerro aqui comentários sobre ele. Não estou preparado para escrever do meu primo.

Toda a fábrica precisava do almoxarifado.
Eu controlava tudo. O resultado era meu, só meu.
Sempre trabalhei como num sonho. Idealizando.
Se você trabalha com a realidade, você começa a se decepcionar.....a realidade é a vida alheia.

Se você trabalha para você, aí você se satisfaz ou não. Então trabalho sonhando, porque tudo o que é feito sempre, sempre, acaba virando cultura. A cultura do Sonho.

Cumprir a missão, lembra? Esta continua sendo nossa missão. Como publicitário (porque as empresas de comunicação Visual fecham e porque são comandadas por Arquitetos e Engenheiros? ) meu único cliente é o Grupo Astros. E é muito bom ver cada Sonho continuar durante o dia....Quem trabalha dentro do sonho, não tem medo, porque no Sonho, tudo é sempre do jeito que a gente sonha. Acontece. Aparece, No sonho somos super heróis. Pra que sair dele? Melhor ficar no olimpo.

E o cliente tem que entrar dentro deste sonho. No sonho, as empresas de Comunicação Visual não fecham, não existe cartel,  não tem o Z, o N e o X que gostam de cocaína e roubam tudo o que tem alumínio. No Sonho uma empresa de Comunicação Visual tem planejamento e cultura da eficiência, responsabilidade Social e Sustentabilidade.

No Sonho todos são elegantes, sofisticados, educados, respeitam e ouvem o que precisam ouvir e falam o que precisam falar,  os carros são limpos e os andaimes não somem. não tem acidente de trabalho e não tem mentira. O Z, o X e o Y fazem a barba e cuidam dos dentes. Eles tem convênio médico, qualidade de vida, cultura, integração, treinamento, respeitam, não frequentam prostíbulos e nem roubam celulares. Não usam o dinheiro da empresa para se drogarem e nem somem com ferramentas. Falarei tudo sobre o Z, o X, o Y e mais agumas letras no decorrer. Falarei das aventuras, da vida íntima, dos dessabores, frustrações, e das mulheres enfurecidas porque eles estão trabalhando em outra cidade, ou....na casa da outra família que formaram enquanto estavam em Santa Catarina instalando um totém.

Quem é que pode me tirar do sonho? Consegui permanecer no sonho. e ele é a minha realidade.
Quem consegue entrar no sonho, não sai mais. Trabalha com vontade, com ideal, com respeito, com pluralidade, respeitando e sendo respeitado, exigindo respeito de meia dúzia de vilões que não tem o mínimo de escrúpulos e enganam a si próprios por 30 moedas de prata, digo, de alumínio.

Digo de forma geral e não estenderei o assunto e nem entrego mais meu folder para compradores que ganham dinheiro das empresas que fecham. Fecham porque não sonham, ou melhor pensam que sonham ma estão num pesadelo. Ambição, dinheiro....dinheiro....

No sonho tem reunião, planejamento, tem benefícios, tem tudo que sempre sonhei, desde que comuncação visual era luminoso. E tem recompensa e recompensa paga conta.

E conheci gente, e conquistei coisas, com sinceridade, com autenticidade, olhando pro espelho e mostrando o espelho para muita gente. Ninguem gosta muito de espelho não, viu? A  verdade dói.

Parceiria é cumplicidade e cumplicidade é formação de quadrilha!

Prefiro amizade.
O resto vem. É só esperar, afinal de contas, no sonho não tem relógio de parede, só de pulso.
Por isso a primeira coisa que tirei da Astros foi o tempo. Faço tudo antes, a entrega tem que ser antes, a produção tem que ser antes, porque daí dá tempo de reprovar. De fazer de novo. Porque no Sonho, tudo, tudo tem que ser perfeito.

A missão do publicitário não é vender ilusão?
Acho que nem todos pensam assim. Vendem engano. Vendem a realidade.
Porque sonho, na verdade, não é ilusão e sonho a gente não vende. A gente oferece, convence. E quem entra, não sai mais.

Foi o Sonho que derrubou o muro de Berlim, foi o Sonho que que trouxe-nos a democracia, foi o Sonho que acabou com o trabalho escravo, foi o Sonho que venceu uma realidade chamada Hitler, foi o Sonho que  trouxe o Iluminismo, foi o Sonho que traduziu o Novo Testamento, foi o Sonho que deu a Astros o slogan: A LUZ QUE NÃO APAGA.

Lidava com todos,  sempre dentro do almoxarifado, e comecei a entender da vida de cada um.
Até onde a Radio Pião tinha razão?
Pessoas que não tinham valor nenhum, mal se vestiam...só estavam felizes no bar. Aquilo sempre me incomodou.
Qual valor tem um profissional de Comunicação Visual?
Mede-se pelo quanto ele ganha? Paga-se com a mesma moeda? Ele não faz por mim e eu não farei por ele? E o nome da empresa? Empresa não é gente,  gente é CPF e empresa é CNPJ !

Então não sou eu, nem ninguem que tem de fazer alguma coisa pelo profissional de Comunicação Visual, é a empresa.
Mas quem comanda um CNPJ? Um CPF, é claro.

Então se as empresas fecham, é porque quem comanda não fez nada! Não perceberam que o CNPJ no segmento de Comunicação Visual é em sua maioria o X, o Z o N...Não teve disciplina e instrução. Não escutaram o N, porque o N estava no bar e o Z, cheirando cocaína. Não fizeram nada por eles.


Chegamos, com muito custo a Rua Kobe,180
O Carluim, que era do financeiro, chegou e disse-me: Você vai longe.
Parou, voltou e corrigiu: A Astros vai longe.

O Carluim morreu, mas me ensinou uma coisa: Não existem Departamentos de Vendas. Existem desenvolvedores de clientes e nosso primeiro cliente tem que ser nossos colaboradores. E para isto dar certo, use suas emoções, independente de quais forem, desde que sejam verdadeiras.

Quem me conhece, agora sabe que ouvi o Carluim.



III – GAINING SPACE
I looked at all that and ran straight to the storehouse...to make plans.
I couldn’t touch anything. But the storehouse was my kingdom. Everything perfect. It worked in such an order that I couldn’t believe.
It imposed respect and, the more I controlled it the more I figured out life on everyone who worked with me.
My cousin developped the first system for the company, in DOS.
I couldn’t forget to mention my cousin and here I finish my comments about him. I am not really prepared to write about my cousin.
The whole factory needed the storehouse.
Everything was under my control. The results were mine, and only mine.
I always worked as I were within a dream. Idealizing.
If you work with reality, you start experimenting deceptions....reality is other’s life.
If you work for you, then you meet satisfaction or not. That’s why I work dreaming, because everything that is always done, always, sooner or later becomes culture. The culture of Dream.
Fullfilling a mission...remember? That goes on being our mission. As a Professional on publicity (Why do Visual Communication Companies shut doors and why are they managed by Arquitects and Engineers?) my sole client is Astros Group. And it is so good to see every Dream going on during the Day....The one who works within the dream isn’t afraid because within the Dream, everything comes out the way we dream. It happens. It appears. Within the dream we are super heroes. So why to leave it? We’d better staying in the Olympus.
And the customer has to enter this dream. Within the dream the Visual Communication Companies do not shut doors, there isn’t a cartel, there isn’t mister Z, mister N and mister X who enjoy cocaine and steal everything that contains aluminium. Within the Dream a Visual Communication Company has a planning and a culture towards efficiency, Social responsibility and Sustainability.
Within the dream everybody is elegant, sophisticated, polite, people respect and listen to what they need to listen and they speak what they need to, the cars are clean and the scaffoldings do not disappear, there aren’t accidents at work and there is no lie.
Mister Z, mister X and mister Y shave themselves and they take care of their teeth. They have a medical assistance plan, quality of living, culture, integration, trainning, they respect others, they don’t go to prostitution houses and they do not steal cell phones. They do not use the company’s money to buy drugs and they do not carry tools away.
I will tell everything about mister Z, mister X, mister Y and some more words in the course of this text. I will tell about the adventures, about the private life, the disappointments and about the enraged women because their husbands are working in another city, or...at the house of another family they raised while they were in Santa Catarina installing a totem.
Who can push me out of the dream? I was able to remain within the dream, and the dream is my reality.
The one who is able to enter the dream, does not leave it anymore. He or She works strong willed, with an ideal, with respect, with plurality, respecting and being respected, demanding for respect from the part of half a dozen of villains who do not have the minimum of scrupulousness and deceive themselves for 30 silver coins, I mean, aluminium coins.
I say it in a general way and I will not make this issue any longer, nor I deliver anymore my folder to buyers who make money from the companies they shut. They shut them because they do not dare to dream, or maybe they think they dream but they are Just within a nightmare. Ambition...money....money...
Within the dream there are meetings, planning, there are benefits, there is everything I have ever dreamed, ever since visual communication was luminous. And there is a reward, and a reward pays bills.
I have met people, I have acquired things, with sincerity, with authenticity, looking at the mirror and showing the mirror to many people. Nobody likes mirror very much, indeed. Do you know it???... The truth aches.
Partnership means cumplicity and cumplicity means gang formation!
I prefer friendship.
All the rest comes. It is only waiting for, after all, within the dream there is not a wall clock, Just a wrist watch.
That’s why the very first thing I took off from Astros Luminosos was the time. I make everything before. The delivery must be before, the production must be before, because then there is plenty of time to reprove, to make it again. Because within the Dream everything... everything must be perfect.
Isn’t the publicitary vocation to sell illusion?
I guess not everybody thinks so. They sell deception. They sell reality.
Because a Dream, in fact, is not an illusion...and a dream we do not sell. We offer it, we convince. And those who enter it, leaves it no more.
It was the Dream that broke down Berlin wall, it was the Dream that brought us democracy, it was the Dream that put an end to slavory, it was the Dream that defeated a reality called Hitler, it was the Dream that brought us Illuminism, it was the Dream that translated the New Testament, it was the Dream that gave Astros Luminosos a slogan: THE LIGHT THAT NEVER GOES OFF.
I dealt with everybody, always within the storehouse, and I started to understand everyone’s life.
How far was the “Workers Radio” right?
People who worth nothing, wearing rough clothes...and they were happy at the bar only. That always annoyed me.
What value does a Visual Communication Professional have?
Can you measure it from what he makes a month? Do you pay him with the same currency? What he doesn’t do for me, should I do for him? And what about the name of the Company? The Company is not a person. A person is an ID, and a Company is a license!
So it is not up to me, nor to anybody else doing something for the Visual Communication Professional. It is the Company.
But who is in the command of a license?
- An ID, of course!
So, if the Companies shut doors, it is because the leaders did nothing! They didn’t realize that the license in the segment of the Visual Communication is, in its majority, a mister X, a mister Z or a mister N...with no discipline, with no instruction. They didn’t listen to mister N because mister N was at the bar, and mister Z was smelling cocaine. They did nothing for them.
We’ve got with much sacrifice to 180, Kobe street.
Mr.Carluim, who worked in the Financial Department approached me and said: “You will GO far”! But then He stopped, came back and corrected his words, saying:
“Astros will GO far”!
Mr. Carluim died, but He taught me something: “There aren’t Sales Departments. There are customers developpers... and our very first customer has to be our team: our team of workers”. And for this coming true, use your emmotions, undependantly from which they are, since they are true.
Those who know me enough, now are aware that I have listened to Carluim.

4 comentários:

  1. Leandro, demais!
    Esse blog vai bombar.
    Vamos acompanhando...

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  2. Gostei muito da parte: "Ninguem gosta muito de espelho não, viu? A verdade dói." HAHA, realmente verdadeiríssimo isso aí.
    Verdade dói por que preferimos a escuridão das mentiras para ficar adormecidos em nossos devaneios. A verdade é como a luz de um refletor em nossas faces, nos força a acordar.

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  3. O tempo é o Sr da razão e estrela nasce pra brilhar,e nunca haverá uma escuridão para ofuscar.
    Na estrada da vida onde temos que aprender a viver com nosso imaginário, cheio de sonhos e nossa cruel realidade.
    Mas assim como uma estrela, nós não fomos gerados para sermos perdedores, o que devemos aceitar é que temos que lutar e quebrar as barreiras cotidianas para atingirmos aquilo que sempre queríamos, planejamos.

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  4. Até existe sonho imperfeito: pesadelo!
    Que possamos sempre chegar próximos do sonho, mas do sonho possível, real.

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