Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

IV- Pausa Necessária

Pausa.
Primeiro que não sei quem inventou que o homem tem que escrever um livro e plantar uma árvore. Daí quem não planta uma árvore e não escreve um livro não se enquadrou no mínimo que se esperava dele...

Ouvi novamente esta frase hoje de uma amiga que era cliente, porque clientes não são amigos. Clientes são clientes. Devem ser tratados como clientes e aí cada um DEVE saber como fazer isto de forma verdadeira.
O problema  que percebo é que quase ninguém sabe disto. O mundo acadêmico não explicou direito.
Aliás o mundo acadêmico precisa começar a explicar melhor as coisas, porque, olha....
 Amigo já não é mais cliente, porque quebraram-se protocolos,  qualquer regra. Amigo é Amigo.

Então vou retirar da minha mente esta frase que minha amiga disse. Falei a pouco que nem sei quem  inventou.
Inventarei uma nova: O HOMEM NÃO PODERÁ ARRANCAR NENHUMA ÁRVORE E PRECISARÁ LER PELO MENOS UM LIVRO.

Meu Deus! Que alívio!
Não tenho mais obrigação agora de pensar se este blog vai ser lido ou não, ou se irão gostar dele  ou não, se terei muitos seguidores....Ufa! Estou feliz. E felicidade  não é recompensa. Ela trás recompensas.

Comecei a preocupar-me porque estava saindo do meu verdadeiro foco: Despertar no universo em que envolve meu trabalho o descaso para com tudo o que chamamos de Comunicação Visual, que aliás se procurarmos no google, é design, é publicidade , é embalagem criativa, menos, menos colocação de luminosos, letras e afins.

O ser humano quer agradar a si próprio e para que isto aconteça precisamos agradar quem nos interessa para que então sejamos aceitos. Pronto: Ego cheio.
Isto é politicagem.
Estamos numa época que não podemos convidar um cliente para um almoço- isso remete a propina.
Não podemos presentear porque estamos ostentando.
Não podemos deixar de Comprimentar, porque somos soberbos e se comprimentamos...Hiiii, oque será que ele quer de mim.....
Não podemos deixar de presentear, porque estamos humilhando, fazendo pouco caso.

É do fundo do poço que nos olham?

Porque o fundo do poço não é o meu lugar, nem daqueles que compartilham comigo o delicioso sabor do trabalho perfeito, cheio de detalhes, defendendo e defendendo-se das bestas feras que numa reunião de negócios, mudam de cor. Porque não têm vergonha na face, mentem,  e têm medo de perder o que nunca tiveram, e olhem que não estou falando de dinheiro, imaginem se estivesse!

Regras existem, e devem ser cumpridas...hehehe.
Fiz uma pesquisa na empresa sobre os 3 primeiros capítulos DO BLOG e comecei a entrar em desespero, porque:
1-não sou escritor
2-nunca tive um blog e tem sido uma dificuldade conciliar tudo o que faço com o que estou escrevendo.
3-minha real intensão não repetirei para não ficar redundante.

Aí fui até o google pesquisar como escrever direito um blog! Ah tem dó! Cuidado com isso, cuidado com aquilo.... Para mim o mundo gira em torno de quem é criticado e não de quem critica.
Crítica? Prefiro apontar o melhor caminho quando sou solicitado, e também quando envolve meu trabalho, senão, permaneço na posição que fui colocado.
É, isso mesmo, cada um interprete da maneira que achar melhor. Somos livres. Ou pelo menos achamos assim.
Permaneço na posição em que fui colocado, repito, por que o dia em que o ser humano tiver capacidade total, terminarão os conchavos, a política da boa visinhança, não mudarão de cor nas reuniões, ninguém mais precisará andar armado e cairão máscaras e todos os mecanismos de defesa.

E o concorrente não precisará encostar o carro na porta de onde você trabalha para espionar o que você faz. Que vontade de falar quem é..... Coitado do cliente que cair nas mão de uma pessoa desta. Coitado dos empregados, repito, empregados de pessoas como estas.

O autoritarismo deve ser encarado como a pedofilia: Fazem mal para aqueles que sabem que não podem e nem tem condições de reagir. Ser menino tem limites.

Não sou novelista que é pressionado por causa do ibope! Quem matarei na minha história para criar suspense? Qual o segredo de fulano? O que apronta beltrano?

Tudo o que eu tiver que falar é porque será preciso, primeiramente para eliminar, peneirando, aqueles que estão na Astros tentando manchar a imagem da empresa e dos colegas que possuem dignidade. E ainda estes pensam que somos cegos. hehehe (de novo).

São os caricaturistas de latrina que não podem assinar o que fazem,  os roubadores de sucata ou celulares. Os que nunca plantarão uma árvore, mas sempre arrancarão todas. Estes, sempre acabam usando uma para se enforcar, porque já enforcaram a muitos. E não querem ajuda. não acreditam que um ser humano pode pelo menos tentar ajudar o outro. São os que sempre criticam.

"-Leandro, comece tipo Lost, do final para o começo! ou coloque datas no título!" Ótimo, pedi opiniões, e elas vieram e continuarei ouvindo, e as colocarei em prática! Gente do bem. A Sandra, o Adrião, o Vinícius...e tantos outros que irão me ajudar a continuar  escrevendo este blog, e expressarei o que realmente sinto, demonstrando para mim mesmo e para aqueles que como os três acima citados pararam para ler o que escrevi,  que as emoções de cada um podem sim serem colocadas num blog, desprendidas de qualquer intensão e que minha vida particular é misturada com minha vida profissional  porque esse negócio de "separar" as coisas ou "desligue um pouco!, viva mais"!...não existe no meu universo.

Que tristeza! Este não seria o Leandro! Seria outra pessoa. Vou pescar, mas levarei meu lap top! Tiro férias, com criança ou só com minha mulher e levo o lap top, porque meu trabalho é minha vida assim como minha família. Este é meu perfil. Parar de trabalhar, é o ócio! Nada contra quem desliga o micro 17h50min e deixa tudo para aquela meia dúzia que como a mim, iremos pelo menos tentar resolver, e resolvemos.

Viverei  menos? Minha bola de cristal nunca teve e nunca terá pilhas.
Ainda que pareça, o ser humano não rege a própria vida. E isto forma um paradoxo de tudo o que escrevo.

O que é politicamente correto para escrever sobre uma empresa num blog?....lá vão as regras de milhares de especialistas: bla, bla, bla.

Para tudo tem bla, bla,bla. é por isso que percebo que muitos são robôs. Abrem a boca e sae o famoso bla,bla,bla. Pag. 67 da Teoria da Comunicação ou do manual do Escoteiro ou da Bíblia, que muitos estudam, estudam, e não perceberam que certas coisas adquirem-se com o vazio da sensibilidade. Muitas coisas acontecem sim, sem o inevitável Planejamento estratégico. O momento é de Executar a estratégia.

Hoje, na Astros, com vários clientes que toda empresa gostaria de ter, e digo no sentido de relacionamento, temos reuniões, treinamentos e isto foi um crescimento inegável.
Fico meio frustrado porque embora estas reuniões foram uma conquista numa empresa familiar, ainda tenho um longo caminho a percorrer.

Alguns ainda se retiram das reuniões, porque estão ocupados com outras coisas e não entendem que reuniões são obrigatórias, porque tudo o que é importante é obrigatório: não entendem o que quero dizer, ou eu não me expresso da maneira que deveria espressar-me.

Mas tenho a certeza que a fórmula está nas nossas mãos e que o tempo, na Astros , corre e voa em alguns momentos e congela em outros, porque o tempo é nosso aliado.

Ensino minha equipe e aprendo com muitos deles a sermos  próprios, a buscarmos o diferencial não fora de nós, mas que as coisas começam acontecer de dentro para fora. Todos temos olhos, nariz, boca , orelha, mas fisionomias são diferentes.

Pronto, Voltei pro meu goal: KOBE 180, o atual endereço do Grupo Astros Luminosos.

Um dia percebi que todas as empresas de Comunicação Visual são iguais. Não possuem fisionomia própria e falo isto com todo o  respeito, porque não vejo méritos em evoluir com a queda de ninguém.
Pensam da mesma forma, fazem os mesmos tipos de letreiro, são preocupadas sempre em não perder nunca, agem a favor de si pelos mesmos clientes e na verdade não pensam sequer que a própria marca deve ser o maior ativo da empresa.

O diferencial não está no óbvio, num lugar visível e fácil de alcançar: está num lugar onde só 1 atinge.

Não existem 2 primeiros lugares. Chega de demagogia!
Numa nação podem até existir vários príncipes, mas REI, só tem 1 e quem assume seu lugar deve ser de sua decendência, e sempre o primeiro. Este é o diferencial. Qualidade, verdade e ética é obrigação.
Diferencial é ter sangue azul.

Então não adianta querer seguir ou fazer tudo o que manda o Monge e o Executivo, colocar em prática tudo o que está na Arte da Guerra e tentar copiar o Prof. Gretz (ótimo), que aliás deveria estar no Zorra Total. (a Praça é Nossa ainda existe?)

Trilhar o próprio caminho é ter sim histórias para contar, mas para ser próprio, o inevitável deve acontecer: Remar contra a maré. É enfrentar por 1 minuto que seja aquilo que jamais poderia ser enfrentado. É enviar aquele email que ninguém enviaria,. Entregar naquele prazo que ninguém cumpre, mesmo sabendo que na primeira falha, você poderá estar fora do próximo teste de mercado.
Porém tudo isto,  com capacidade mental e cultural  daquilo que está acima do bem e do mal, motivo que não deixa-nos enxergar uma situação de baixo para cima, posição onde as barreiras tornam-se intransponíveis. Nunca, Jamais.

Foi sim.
Minha vida foi e é um dramalhão mexicano.
E daí? É dramático ver uma gerenciadora tentar transferir a própria culpa para você e é mexicano, porque sempre usam aquele chapelão. Não enfrentam o calor do Sol, principalmente o do meio-dia, quando está no auge de sua força.

Conduzo o meu trabalho , meu relacionamento com a mulher que amo, com meus filhos, com meus colaboladores,com meus pais, minhas irmãs, meus poucos amigos, meus clientes,  embasado na realidade dos fatos. Ou é Preto, ou é Branco.
Cinza é dúvida! É sombrio.

Outro dia ouvi de um incompetente que trabalhou comigo ( incompetentes são aqueles que não amam o que fazem, são interesseiros , desistem na metade do caminho e não aceitam e nem compartilham nenhum tipo de ajuda, que não seja financeira) , que ele não servia para ser um lider porque ele não era RUIM. (Palavras dele)

O que é ser ruim na mentalidade de alguns? É isso que tento passar para todos que convivem comigo: quer seja cliente, familia, colegas de trabalho: Definir melhor situações, emoções e palavras: O Significado das Palavras. Daí começa uma comunicação límpa, clara, transparente.

As coisas mudam, as gerações agora são letras, Y, X, Z....e cada dia informações são processadas com uma rapidez impressionante.

Isto faz com que as pessoas pensem somente no passado e no presente.
Decobri a pólvora: Estarei escrevendo no meu blog semana que vem..... NÃO!  NÃO!
ESCREVEREI no MEU BLOG semana que vem! Não conjugam mais o futuro porque não dá tempo!
Aí escorregam no "gerundismo".

Então não seguirei uma ordem para o Blog.
Se vivo no sonho (capítulos anteriores), estou no presente, no passado e no futuro, simultaneamente.

Podem ter certeza, que Eu lerei, tim tim, por tim tim e meu compromisso não é agradar, ainda que mentiria que não ficaria feliz se agradasse pelo menos uma parte. Agradar é convencer. Isto pelo menos no meu dicionário.
Também não quero tornar algo sensacionalista. Expor problemas apenas para impactar gratuitamente. No mundo maravilhoso do  blog corporativo, não  se expõe problemas. Problemas não vendem e diminuem o faturamento.
Mas como não quero fazer disto aqui um produto de vendas, todos os problemas que enfrentamos principalmente com PESSOAS, serão expostos sim, de forma fiel, porém com soluções que procuramos há algum tempo, porque se de problemas a grande maioria foge, ótimo!  Remaremos contra a maré. Gota no oceano.

Talvez isto poderá sensibilizar alguém.
De tantos problemas humanos que enfrenta o ramo de Luminosos, (este nome não acabou), Ver o Z, hoje na Astros, depois de muita paciência, coordenar todo um departamentor e longe da cocaína, já é a recompensa que qualquer Leandro poderia ter e qualquer Priscila, e qualquer Sandra e qualquer um que com sentimentos a flor da pele, juntamente com tantos outros que conosco ACREDITAM, faz a Astros ter sangue.
Só que Azul.



IV – A NECESSARY BREAK
Break.
First, I don’t know who invented that a man has to write a book and to plant a tree.
So, the man who does not plant a tree and does not write a book did not fullfill the minimum from what it was expected from him...
I heard that saying again today from a friend who was my client, because clients are not friends. Clients are clients. They must be treated as clients and then each one MUST know how to do it in a true way.
The problem I notice is that almost nobody knows it. The academic world didn’t explain that properly.
By the way, the academic world needs to start explaining things better, because, look...
A friend is not a client anymore, because the formalities were broken. The rules don’t exist anymore. Friend is Just a Friend.
So, I’m going to take off my mind that saying my friend told me. I said shortly before that I don’t know who invented it.
I will create a new one: A MAN MUST NEVER PULL OUT A TREE AND HE NEEDS TO READ AT LEAST ONE BOOK.
Oh, my God! What a relief !
I have no more the obligation of thinking if this blog will be read or not, or if people will like it or not, if I will have a lot of followers.....Wow! I am happy. And happiness is not a reward... It brings rewards.
I started feeling worried because I was escaping from my real focus: To wake up in the universe in which the lack of real attention envolves my job. The lack of real attention to everything we call Visual Communication which, by the way, if we search at Google, it means design, publicity, criative packaging and so on....and less, less the installation of luminous appliances, letters or anything similar.
The human being wants to please himself and, for that purpose, we need to please those who we are interested on, so that we can be accepted. Ready! Filled EGO.
That is cheap politics.
We live in a time in which we cannot invite a client for lunch...... that leads to bribery!
We cannot give a gift because...... we are Just showing off.
We cannot forget to give Compliments......because we are full of pride. And in the case we extend compliments.....Wow...What the hell does he want from me ???
We cannot stop from gifting, because we are humiliating, making fun of.....
Is it from the bottom of the pit that people look at us?
Because the bottom of the pit is not my place, nor it is of those who share with me the delicious flavour of the perfect job, full of details, defending and defending themselves from the wild beasts who change colors during a business meeting.
Because they aren’t ashamed of anything, they lie all the time and they are afraid of losing what they never had. And look, I am not talking about money. Just imagine if I were!
Rules exist and they must be observed.......hehehe!!!
I made a research within the Company about the first three chapters of THE BLOG and I started to enter into despair, because:
1- I am not an author or a writer.
2- I had never a Blog and it has been so difficult for me to conciliate everything I do with what I am writing.
3- My real purpose I wont’t repeat, not to be...just repeatitive
And then I went to Google to search how to write a blog...properly!
Ahhhhhhhhhh...Please...Save me from that: Take care about this...Take care about that...and that....
For me the world goes round around those who are criticized and not around those who criticize.
Criticism? I prefer to point out the best way when I am asked for, and also when it envolves my job, otherwise I remain in the same position where I was placed.
Yes, that’s true, each one interpretes the way they think fits best. We are free. Or at least...we think we are!
I remain in the same position where I was placed, I repeat, because on the day when the human being have total capacity, the fake arrangements will finish, the good neighbor politics, people will not change colors during the business meetings, nobody else will need to go out with a gun and the masks will fall down, as well as all those self defense mechanisms.
And the competitor won’t need to park his car at the door where you work just to spy what you are doing......I am willing to say who is....Poor client is that one who falls in the hands of such a person. Poor workers, I repeat, poor workers are those who work for such people.
The authoritarianism should be faced as pedophily : It produces harm to those who are aware they are unable to react not even have conditions to show a reaction. To be a little boy means having limits.
I am not a novelist under pressure because of the rating! Who should I kill in my story just to create suspense? What is the secret of mister so-and-so? What is behind the mind of that other mister so-and-so???
Everything I will have to say is because it will be necessary, first in order to eliminate, by sieving, those who are at Astros Luminosos trying to smear the Company’s image and also the image of the colleagues that have dignity. And these people still think that we are blind, hehehehehe....... ( again).
The latrine caricaturists cannot sign what they do, as well as the junk and cell phones thieves. These are the people who will never plant a tree, but they will pull out all of them. But these same people are those who one day will find one to hang themselves, because they have already hung many others. And they don’t want any help, because they do not believe that a human being can at least try to help others. These are those who are always criticizing.
- Leandro, start out something... kind of Lost, from the end to the beginning! Or put dates on the title!”
Great! I asked for opinions... and they came...and I will go on listening...and I will put them into practice! Good people. Sandra, Adrião, Vinícius...and many others who will help me go on writing this blog, and I will express what I really feel, showing myself and those who, as the three ones as above mentioned stopped, just to read what I wrote, that the emotions of everyone can no doubt be put into a blog, apart from any second intention and that my private life is mixed with my professional life, because those issue of... “separating” things or “turning off” a little! ...”live more”!... do not exist in my universe.
What a sadness! This would not be Leandro! It would be another person. I’m going fishing, but I will carry my lap top with me! I go on vacation, with the children or with my wife only, and I will carry my lap top with me, because my job is my life as well as my family is. This is my profile. Stop working means idle! Nothing against that one who turns off his computer by 5:50 p.m and leaves everything pending to that half a dozen workers who, as myself, will at least try to solve what was pending...and we do it.
Will I live less? My crystal ball never had and will never have batteries.
The human being does not drive his own life, although it seems so. And this makes the paradox of everything I write.
What is politically correct to write about a Company on a blog?...
There it goes a set of rules from thousands of experts: bla, bla, bla, bla.......

For everything there is a bla, bla, bla. That’s why I realize that many are robots. They open their mouths just to say the famous bla, bla, bla. On page 67 of Communication Theory or on the Boy Scout’s Handbook or on the Bible, which a lot of people study, study and study, but they do not realize that certain things are acquired with the emptiness of sensibility. Many things happen, of course, without the unavoidable Strategic Planning. The moment is for strategy to be executed.
Today, at Astros Luminosos, with several customers that every Company would like to have, and I say it in the sense of relationship, we have meetings, trainnings and this is an undeniable growth.
I get somewhat frustrated because although these meetings were a conquest by a familiar Company, I still have a long way to accomplish.
Some still get out of the meetings, because they are busy with other things and they do not understand that meetings are mandatory, because everything that is important is in fact mandatory; They do not understand what I mean, or maybe I do not express myself the way I should.
But I am sure that the formula is in our hands... and time, at Astros, runs and flies at some moments, but also freezes itself in others, because time is our allied.
I teach my team and I learn a lot with many of them to be ourselves, to search for that differential not out of us, but that the things start to happen from within us. We all have eyes, a nose, a mouth, ears, but our lookings are different.
Ready. I am back to my goal: 180 KOBE street, the present address of Astros Luminosos Group.
One Day I figured that all the Visual Communication Companies are equal. They do not have their own physionomy and I say this with all my respect, because I don’t see a merit at growing with the fall of anybody else.
They think the same way, they make the same kind of letters, they are always worried about never losing, they act in favour of themselves for the same customers and, in truth they do not even think that their own Mark should be the biggest property of the Company.
The differential is not on the obvious, at a visible place and easy to touch: It is at a place where only one reaches.
There aren’t two first places. Let’s stop with demagogy!
In a nation it is possible to exist several princes, but the KING is only one and furthermore, his place can only be taken over by somebody from his own descendance, and it is always the first one. This is the differential. Quality. Truth and ethics is an obligation.
Differential is to have blue blood.
So, it doesn’t work willing to follow or to do everything that orders “The Monk and the Executive”, putting into practice everything that contains in the Art of War or trying to copy Professor Gretz (great), who, by the way, should be at “ Zorra Total”. ( Does “a Praça é Nossa” still exist?)
Walking on our own path means certainly having a history to tell but, to be ours, the unavoidable must happen: Sculling against the tide. This means facing for just one minute what could never be faced. It is sending that e-mail which nobody would send...It is delivering within that lead time that nobody does, even knowing that at the first fault you could be out of the next market test.
However all this, with mental and cultural capacity of what is above good and evil, reason by which we are not allowed to see a situation from the bottom upwards, position where the barriers are impossible to be overcome. Never, and ever.
Yes, it was like that.
My life has been and still is a big Mexican drama.
So what? It is dramatic to see a managing company trying to tansfer its own fault to you and it is Mexican, because they are always wearing that big “sombrero”. They do not face the sun’s heat, mainly that one of the midday, when it is at the top of its strength.
I lead my job, the relationship with my wife Who I Love, with my children, with my workers, with my parents, my sisters, my few friends, my customers, always based on the reality of the facts. Either it is Black or it is White. Grey is doubtfull. It is shadowy.
One of these days I heard from somebody incompetent that worked with me ( Incompetent or ineffectual are those who do not Love what they do, they do things for self interest only, they give up on the middle of the way and they do not accept nor share any kind of help, unless it means money), that He wasn’t ready to be a leader because he was not a BAD person ( His words).
What does it mean being bad for some people? This is what I try to transmit to everyone that are living with me: Be him or her a client or a family member, fellows at work: Trying to define better situations, emotions and words. The meaning of the words. Then we start out a communication channel that is clean, clear and transparent.
Things change, the generations are now letters: Y, X, Z...and at each day information are processed within an amazing speed.
That makes people thinking only about the past and the present.
I discovered the gunpowder: I’ll be writing about on my blog next week...NO! NO! I WILL WRITE on MY BLOG next week! They no more conjugate in the future because of lack of time!
Then, they slip on the “gerundism”.
So, I will not follow an order for my Blog.
If I live in the dream ( former chapters), I am in the present, in the past and in the future, simultaneously.
You may be assured that I will read, word by word, and my commitment is not to please, although it would be a lie from my part if I wouldn’t be happy if I pleased, at list by a little part.
Pleasing is convincing. That at least in my dictionary.
Furthermore, I do not wish to make something sensationalist. Exposing problems just to create an impact gracefully. In the wonderful world of the corporate blog, we do not expose problems. Problems do not sell and they make the invoicing go lower.
But, as I don’t want to make from this a product for sale, all the problems that we face, mainly about PEOPLE, will be no doubt exposed, faithfully, but with solutions which we have been searching for since long, because, if most people run away from problems, that’s OK! WE will be sculling against the tide. A drop in the Ocean.
Perhaps this could touch somebody.
From the so many human problems faced by the Luminous area ( this name didn’t finish), looking at mister Z today at Astros Luminosos, after a lot of pacience, coordinating a whole department and very far from the cocaine, is really a reward that any Leandro could have and any Priscila, and any Sandra and any of those who, with feelings at the bottom of the skin, together with many others that with us BELIEVE, and make Astros Luminosos having blood....Real blue blood!

14 comentários:

  1. Completando a frase do Cirque du Soleil: não arrancar nenhuma árvore e ler pelo menos um livro.
    @jkmedeiros

    ResponderExcluir
  2. Caro Jucélio, obrigado pelo comentario, mas se escrevi q "inventei" a frase... Rs, não menti pq até então desconhecia totalmente q o C d Soleiul já havia mencionado a mesma coisa.
    Valeu a intensão daquele momento e minha consciência, que permanece tranqüila. Agora q sintonia! Fiquei contente, pq admiro muito o trabalho do Cirque du Soleiul. Abs. Leandro

    ResponderExcluir
  3. Não, não foi isso! Completei o solicitado na promo do DVD do Cirque du Soleil. Achei que, como promotor da promo, irias entender em poucas palavras! Não era isso que pedia o twitpic da promo? Comentei o vídeo no youtube também!

    ResponderExcluir
  4. Achei o texto meio interno, pelo MEU entender foi algo para os funcionarios, porém, algumas coisas pude absorver.

    ResponderExcluir
  5. Medeiros: Eu não era o promotor desta promo, era o Rafael.
    Por isso assinamos no final de cada twit. De fato não percebi. Desculpe. Abs. Leandro.

    ResponderExcluir
  6. Um dos problemas da comunicação escrita é causar alguns desentendimento e interpretações diferentes. Mas isso é normal! Não peça desculpas!
    Agora, essa de escrever livro e plantar árvore acho nula,pois tudo o que é feito o tem de ser pela própria vontade, e não como forma de cumprir com o que se espera de nós, ou mesmo de livrar-se de qualquer estigma social. Aprendamos a ler livros e plantar árvores, isto sim!

    ResponderExcluir
  7. No post anterior, substituir plantar por cuidar. Minhas mãos foram mais rápidas que minha cabeça. E meus olhos mas devagar que todos!

    ResponderExcluir
  8. Poxa muito bom , nos leva a refletir bastante .. estou com o JUCELIO ... APRENDAMOS A LER LIVROS E PLANTAR ARVORESS , ISTO SIM!

    ResponderExcluir
  9. Concoordoo com o Pedro ajuuda a refletir bastante, os posts sãao ótimoos, parabéns @vi_iniciius

    ResponderExcluir
  10. nosso eu ameii esse blog é muito legal mesmo estou amandoo

    ResponderExcluir
  11. Nossa parabens pelo blog muito interessante cada históris contida nele! Meus parabens mais uma vez

    ResponderExcluir
  12. demorei um pokim...mas li todos os textos...interessantissimos por sinal...gostei e indicoo!!! @AdilamarRibeiro

    ResponderExcluir
  13. Poxa muito bom , nos leva a refletir bastante divulga estou te seguindo no twitter @lucas25zl

    ResponderExcluir

A sua opinião está protegida pelo seu direito de expressão. Contestar, Debater, é saudável. Meça nosso conteúdo. Mediremos seu Embasamento e sua Educação.