Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

XI - Ganhando Espaço

-Dá uma oportunidade para ele...
-Mas será que ele serve pra....
-Ele precisa do trabalho. Precisa. Vida difícil.
- Mas já tem um que me ajuda, agora outro....
-Assim você consegue ficar no almoxarifado e na expedição... Pensa! Já te falei que você não pode ir abandonando o almoxarifado assim não.... O fulano lá que te ajuda não vale nada! Você não percebeu não?

Claro que percebia.

-Não!
-Tem dó! Ele anda arrastando o chinelo, não corta unha do dedão do pé...que nojo! e na hora do almoço fica sem camisa na porta da firma....

-Nunca reparei...

-E esse outro aí que está na expedição, moreninho, olhos verdes, está de olho mesmo é na Priscila! Sorte é que ela não tira aquele fone do ouvido e só faz é adesivar,adesivar e adesivar! E é bom que adesive muito mesmo porque seu pai quer vê-la ocupada. Toda bonitinha... 15 anos.... e pensando naquele...Seu pai faz uma besteria, hein!
(O cicrano que a Priscila pensava era um galãzinho lá do bairro,  com cheiro de talco doce. Falaremos dele depois e de como ele quebrou, as duas pernas e se esborrachou, com a cara no chão).

-Vai dar uma chance pra ele ou não vai?....ele precisa.
-Então pára de falar! Pede pra ele vir amanhã...Falo com ele.
-Vou ligar agora....
-Vai, vai.

Eu estava começando a ganhar mais espaço.
Trabalhando. Espaço a gente ganha Trabalhando
e Resolvendo
e Pensando.

O almoxarifado já não era mais meu mundinho. Fui para a expedição também.

Cliente grande. Quase perdemos!
O tótem orientativo era vermelho, meu povo! Não tem como confundir um vermelho!
Mandaram um azul. Azul turqueza.

Foi a gota d'água. O Osmar cavou um buraco para enfiar a cabeça.
-Que vergonha, que vergonha! repetia alucinado.

O Osmar... por onde anda o Osmar? -Eu desisto, ele disse!
Eu cuidava da Caixa Federal, conhecia todo munda lá, tinha bastante serviço, mas deste novo Banco, não sabia de nada não.

-Osmar, fica. Vou dar um jeito. O Banco não vai por a gente pra correr não!
-Ah, não? É meu cliente! Meu! Vou levar pra outro lugar porque aqui não dá!

Pudera, dois dias antes a turma do Marketing passou na agência da Praça Ramos. O Povo do Marketing tinha até lupa.
Nunca, nunca estava bom! Onze da Noite e o Superintendente disse:

-Vocês tem até amanhã cedo para consertar tudo! Ou terão que devolver todo o dinheiro que receberam até agora.

Engraçado que a empresa toda foi para a agência, menos eu! Ninguém me ouvia!
Desembocaram na Praça Ramos com compressor, massa plástica, lixa d'água, estopa, fita crepe, plástico bolha, thinner, tinta automotiva!!!!!!

O Cristiano deu a palavra dele pro meu pai.
-Amanhã, quando esse povo voltar, o Sr. vai ver. Vai estar tudo irreconhecível! Eu sou pintor de verdade, viu? Já pintei muita BMW!

Meu pai disse pro superintendente:
-Fique tranquilo, tudo vai ficar bom. Na próxima agência a gente melhora...
-Próxima agência? Quem te disse que terá próxima agência? Essa foi a última! Para este Banco vocês não trabalham nunca mais!

Madrugada a dentro.

No outro dia, cedo, tudo impecável. Repito, impecável.
Era uma agência modelo! Aconteceu um milagre. Olha gente, que já fui até ateu, mas ali, diante daquilo, qualquer um acreditaria em milagre!

-Está bom? Perguntou meu pai, nove horas da manhã, para o Diretor de Marketing.
Com a lupa na mão, peça a peça vistoriada, ele disse, -É... melhorou bem.

Virou as costas e num rompante meu pai falou em alta voz:
-Você acredita numa coisa? Ainda faremos muitas e muitas agências para este Banco.
-Sorte sua.

Nem superintendente, nem diretor, nem departamento, nem mais no prédio que ficavam....Virou tudo poeira. Sobrou, doze anos depois, só a Astros Luminosos e muitas , mas muitas agências feitas, até o dia de hoje.

Não foi a voz do Sr. Gerivaldo que disse aquilo. Foi a voz da Astros Luminosos. Tem empresa que tem porta-voz, outras tem Voz Própria, falam por si só. Deixam de ser apenas um CNPJ.

Ainda procurei o Osmar umas duas vezes.
Sumiu.
Assumi definitivamente o controle daquele novo Banco.

-Ele está aí!
-Ele quem?
-O rapaz que disse, que ia te ajudar.....ele está precisando Primo....
-Ah! (estranho aquilo tudo para mim)
-Ele pode te ajudar bastante.
-Pede pra ele vir até aqui.
-Pra já.

-Tudo bem?
-Tudo.
-Então, o negócio aqui é meio difícil. Vai ficando aí e faz o que o Renato te pedir. Ele tem tudo que anotei.
Nem o nome dele perguntei.

Não demorou muito e...

-Preciso falar com você.
-Comigo? eu disse  -Fala.
-Quem eu obedeço aqui? Você fala uma coisa o Renato fala outra, e preciso do emprego.
-Quem você acha que tem que obedecer? (essa foi teste)
-Quem tem a melhor solução!

Bingo!

- Você pede antecipado, ele diz que não precisa. Embalo tudo, etiqueto e ele manda desembalar! Diz para eu deixar de ser bobo! Mas eu não sou bobo. Quero fazer direito, porque também acho que assim é o certo. Do jeito que você pede.
-E tem mais, complementou,  pode chamar ele aqui que confirmo tudo na frente do próprio!.
-Chamem o Renato! pedi.

-Eu?... Eeeu te falei isto? gaguejou o Renato ao seu acusador.
-Falou sim. Disse que não era preciso embalar nada...que segunda-feira a gente embalava tudo.... Mas segunda feira não é o dia da colocação? Não pode ter atraso.

Foi o primeiro funcionário que despedi, o Renato.
O Renato não tinha noção de tempo como até hoje na Astros muitos infelizmente ainda não tem!

-Agora somos só nós aqui, eu disse.
-Não quis prejudicar ninguém, mas o que é certo é certo.
-Desculpe, mas qual o seu nome mesmo? perguntei.

-EDIVALDO.

Do cemitério, depois fazendo sei lá eu o que, mas comendo do bom e do melhor nas casas dos Jardins, uma passagem rápida por uma gráfica e lá estava ele, meu colega de trabalho, compartilhando comigo o desejo de atender o cliente, doa a quem doer. No prazo. Na hora marcada. Que sensação de deleite!

Esse Edivaldo já foi e voltou da Astros umas duas ou três vezes...Situação difícil,  vida pessoal um pouco agitada, mas está lá, com a mulher e os três filhos, um especial. O Edivaldo sabe bem o que é a fila da AACD.

Sempre, sempre volta a trabalhar conosco.
A Astros sempre ordena, com voz própria,  para que o Edivaldo esteja lá.
Quem somos nós para contestar?
Afinal, a Astros tem que ser respeitada.

XI – GAINING SPACE


-Give him a chance...
- But, will he be good for...
-He needs this job. He needs. Life is difficult...
-But I already have somebody who helps me...now another one...
-Doing so you will be able to stay in the storehouse and in the dispatch...Just think! I have already told you that you cannot abandon the storehouse like that...
Mister so-and-so who helps you there is worth nothing! Didn’t you realize that yet?
Of course I did.
-No!
-O, come on! He walks lugging his slippers, he doesn’t cut his toenails...so disgusting! and at lunchtime he stays without a shirt at the front door of the company.
-I never noticed that...
-And this another one over there, who is in the dispatch, the dark-haired, green eyes...he has his eyes on Priscila all the time! But she is lucky to keep her headphone on her ears all the time...and he is always sticking...sticking! And it is good that she is always sticking because her father wants to see her always busy. All cute...15 years old...and thinking of that....Look that your father may go upset...and....well!
The “so-and-so” who Priscila thought of was a cute boy from her neighborhood, smelling sweet talc. We will talk about him later and also about how he broke both legs and hurt himself all around on the ground.
- Are you going to give him a chance or not?...he needs.
-So, stop talking! Ask him to come here tomorrow. I will talk to him.
-I’m going to call him right now!...
-Go...go.

I was starting to gain more space.
Working. Space we gain Working
and Solving
and Thinking.
The storehouse was not my little world anymore. I went to the dispatch, tôo.
Big client. We almost lost him!
The guiding totem was red, my people! Ther is no chance to mix up what is red!
They dispatched a blue one. Turquoise.
That was the end... Osmar digged a hole to put his head into it.
-What a shame, what a shame! He repeated hallucinated.
What about Osmar...Where is Osmar?  - I give up, he said!
I took care of Caixa Econômica Federal Bank, I knew everybody there, there was a lot  of service but...about this new Bank, I didn’t know anything about.
-Osmar, stay here. I will arrange it. The Bank is not going to put us on the way out!
-Oh, no? It is my client!  Mine! I’m going to take it to another place because here....impossible!
Oh Gosh...two days earlier the guys from Marketing department visited Praça Ramos Agency. Marketing people had even hand-lens.
It was never...never good! 11:00 p.m. and the Managing Director said:
-You have until tomorrow morning to fix everything! Or else you will have to return all the money you received so far.
It is funny that the whole company went to that agency, except me! Nobody listened to me! They got to Praça Ramos with a compressor, plastic mass, sandpaper, Scotch tape, thinner, automotive ink and so forth!!!!!
Cristiano gave my father his Word.
-Tomorrow, when all these people are back, you will see. Everything will be unrecognizable! I am a real painter, you see? I have already painted many BMW !
My father told the Managing Director:
-Take it easy, everything will be alright. The next agency we will improve...
-Next agency? Who told you that there will be a new agency? This was the last one!
- For this Bank you will work never again!
Late at dawn.
The Day after, early, everything perfect. I repeat, incredibly perfect!
It was a model agency! A miracle happened. Look, people, once I was even an atheist, but there, just in front of that, anyone would believe in miracles!
-Is it good? my father asked the Managing Director, by 9;00 a.m.
-With the hand-lens in his hands, he reviewed piece by piece and Said:
-Yeah...You have improved good.
He turned around and all in a sudden my father said in a loud voice:
- Do you believe in a thing? We will do good job in many, many agencies of this Bank.
- Lucky you!
Neither a CEO, nor a Director, nor a department, nor the building where tehy were installed...all that became dust.
And what was left? Twelve years later, ASTROS LUMINOSOS only and many...many agencies worked out by ASTROS until today.
It was not Gerivaldo’s voice that said that. It was ASTROS LUMINOSOS’ voice.
There are companies which have a spokesman, others have their Own Voice. They speak by themselves. They are not just a register(CNPJ).
I still looked for Osmar twice.
He disappeared.
And I take over definitely the control of that Bank.
-He is there!
-He, Who?
-The young man who said, he would be going to help you...he needs, cousin...
-Ah! ( so strange all that for me).
-He may help you a lot.

It didn’t last long and...


-I need to talk to you.
-To me? So talk...I Said.
-Who do I obey here? You say one thing and Renato says another one...and I need the job.
-Who do you think you have to obey here? ( this was just a test).
-The one who has the best solution!
B I N G O ! 

- You order me to do things in advance, he tells me that it is not necessary. I Pack everything, I put the labels..... and then he orders me to unpack! He tells me to stop being fool! But I’m not a fool man. I want to do things properly, because I also think that this is the correct way of proceding at work. The way you require.
- And there is something else, he added: You may call him here that I confirm everything I told you right in front of him!
- Somebody, please, call Renato...I asked.
-Me?...Have I told you that??? stuttered Renato at his accuser.
-Yes, you have. You told me that it was not necessary to pack anything...that on Monday we would Pack everything...But isn’t Monday the day determined for the installation?
We cannot delay.
He was the first employee I dismissed...: Renato.
Renato had no notion about time as well as many employees at ASTROS who doesn’t, unfortunately!
- Now there are only we both, here...I told him.
-I didn’t want to cause any harm to anybody, but I had to do what is right.
I’m sorry but...what is your name? I asked him.
- EDIVALDO.
From the cemetery, later on doing I don’t know what, but eating from the best at the mansions located in the rich neighborhoods, a quick journey in a press company and...there was him, my workmate, sharing with me the anxiety of doing the utmost to make our clients happy with us, no matter if this could mean a pain to anybody else. On time. Within the time we promised. What na amazing sensation!
That Edivaldo already went away and came back to ASTROS twice or three times...Difficult situation, his personal life a little disturbed, but he is there, with his wife and children, one of them handicapped. Edivaldo knows very well what means a line att AACD ( Association which cares about handicapped children).
He always...always comes back to work with us.
ASTROS always orders, with its own voice, so that Edivaldo be always there.
Who are we to raise a question, reasoning about that?
At last, ASTROS must be respected.




3 comentários:

  1. Boa tarde Leandro...
    Bom, primeiramente eu gostaria muito de agradeçer você por compartilhar seus pensamentos com o mundo, mesmo que o mundo nem saiba disso... ehehehe... Mas acho que é uma gentilieza que faz a quem lê seus posts por que o caminho é sempre o mesmo, pra frente e pra cima.
    Eu não tenho condições de comentar cada parágrafo, embora em minha cabeça um comentário sempre acaba aparecendo, em geral sempre os mesmo "Pode crê", "Ahaha, dahora", "É verdade", "Concordo plenamente", "Putz, ainda bem que eu não sou o único".
    Mas o que eu posso comentar de forma geral é que gostei muito, e quero continuar lendo sempre que postar.
    Embora eu tenha tirado a conclusão de que eu e você pensamos de forma muito semelhante, eu não tenho nem um décimo da sua experiência de vida. Mas eu estou sempre buscando novos horizontes, novos pontos de vista e muita coisa do que li, são pontos de vista que eu ainda não havia pensado antes. Adorei...
    Só um detalhe, quando eu mandei o email para ti ontem, eu só havia lido o seu último post.
    Coincidentemente ou não algumas ideias nossas bateram... e me animei muito com isso, pois estou numa faze em que continuamente venho sendo desmotivado.
    Por favor, continue o blog. Memso que a humanidade não saiba, o mundo agradece.
    Parabéns.

    Rafael Martini

    ResponderExcluir
  2. Qualquer coisa, meu email é
    comandoashtar@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Li almoxarifado e lembrei de que esses dias comentamos entre colegas que este é o setor que costuma receber as pessoas improdutivas ou contrárias à administração. Pergunto: algum setor pode ser dispensado? Se não pode, não deve ficar a bel prazer da vontade dos administradores.

    ResponderExcluir

A sua opinião está protegida pelo seu direito de expressão. Contestar, Debater, é saudável. Meça nosso conteúdo. Mediremos seu Embasamento e sua Educação.